Notícias

Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

25 novembro 2021

Este é o mês marcado pela campanha do Novembro Azul. Uma série de ações é realizada visando informar as pessoas quanto aos cuidados com a saúde do homem. O tema principal é a prevenção ao câncer de próstata.

A próstata é uma glândula exclusiva do sexo masculino, responsável pela produção de parte do sêmen. Fica abaixo da bexiga, à frente do reto, envolvendo a porção inicial da uretra.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é tido como um mal da terceira idade. Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem em indivíduos a partir dos 65 anos. No Brasil, é o segundo tipo mais comum de câncer em homens (perde apenas para o câncer de pele não melanoma).

No que se refere aos sintomas, em seus primeiros estágios, a doença desenvolve-se de forma silenciosa. Muitos pacientes são assintomáticos, ou quando apresentam algum sinal, geralmente é na forma de dificuldade de urinar ou vontade de urinar mais vezes que o normal. Quando a doença avança, surgem dor óssea e sintomas urinários. Quando o quadro passa a ser grave, pode haver infecções generalizadas ou insuficiência renal.

Alguns dos fatores de risco têm relação com:

– Idade: tanto a incidência quanto a mortalidade aumenta bastante após os 50 anos;

– Questões hereditárias: casos de câncer de próstata antes dos 60 anos em pai ou irmão podem aumentar o risco de se desenvolver a doença;

– Peso: excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata;

– Substâncias químicas: a exposição a aminas aromáticas, arsênio, produtos derivados do petróleo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligens e dioxinas está associada ao surgimento de câncer de próstata.

Os exames para a detecção do câncer de próstata são os de toque retal, de dosagem de PSA e do índice do PHI. Além dos checkups regulares, se algum sintoma surgir, é importante que se procure um médico. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, as chances de sucesso no tratamento aumentam.

Venha fazer seu exame em uma das quatro unidades do Biocenter Laboratório em Piracicaba. Se precisar, fale com nosso atendimento pelo WhatsApp (19) 99710-5200. Estamos a sua disposição!

Mais notícias

O Brasil é um país de idosos?

O Brasil é um país de idosos?

O Brasil já não é mais um país de jovens. Um recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a tendência de envelhecimento da população mantém-se no país. E mais: o número de pessoas com mais de 60 anos já supera o de...

ler mais
Por que investir em medicina preventiva para sua empresa

Por que investir em medicina preventiva para sua empresa

A medicina preventiva é uma grande aliada quando se fala em investir em saúde e bem-estar. Com ela é possível monitorar de perto o que acontece em nosso corpo. Isso inclui detectar eventuais problemas e encaminhar os devidos tratamentos de forma precoce. Uma empresa...

ler mais