Notícias

Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

25 novembro 2021

Este é o mês marcado pela campanha do Novembro Azul. Uma série de ações é realizada visando informar as pessoas quanto aos cuidados com a saúde do homem. O tema principal é a prevenção ao câncer de próstata.

A próstata é uma glândula exclusiva do sexo masculino, responsável pela produção de parte do sêmen. Fica abaixo da bexiga, à frente do reto, envolvendo a porção inicial da uretra.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é tido como um mal da terceira idade. Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem em indivíduos a partir dos 65 anos. No Brasil, é o segundo tipo mais comum de câncer em homens (perde apenas para o câncer de pele não melanoma).

No que se refere aos sintomas, em seus primeiros estágios, a doença desenvolve-se de forma silenciosa. Muitos pacientes são assintomáticos, ou quando apresentam algum sinal, geralmente é na forma de dificuldade de urinar ou vontade de urinar mais vezes que o normal. Quando a doença avança, surgem dor óssea e sintomas urinários. Quando o quadro passa a ser grave, pode haver infecções generalizadas ou insuficiência renal.

Alguns dos fatores de risco têm relação com:

– Idade: tanto a incidência quanto a mortalidade aumenta bastante após os 50 anos;

– Questões hereditárias: casos de câncer de próstata antes dos 60 anos em pai ou irmão podem aumentar o risco de se desenvolver a doença;

– Peso: excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata;

– Substâncias químicas: a exposição a aminas aromáticas, arsênio, produtos derivados do petróleo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligens e dioxinas está associada ao surgimento de câncer de próstata.

Os exames para a detecção do câncer de próstata são os de toque retal, de dosagem de PSA e do índice do PHI. Além dos checkups regulares, se algum sintoma surgir, é importante que se procure um médico. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, as chances de sucesso no tratamento aumentam.

Venha fazer seu exame em uma das quatro unidades do Biocenter Laboratório em Piracicaba. Se precisar, fale com nosso atendimento pelo WhatsApp (19) 99710-5200. Estamos a sua disposição!

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais