Notícias

Dicas para te ajudar a controlar a ansiedade

2 dezembro 2021

O mundo atual é norteado pela internet e tecnologias cada vez mais incríveis. Vivemos em um emaranhado de informações indo e vindo sem parar. Esse contexto criou um estado de imediatismo constante em muitas pessoas. A saúde, então, sofre com a sobrecarga, abrindo caminho para questões físicas e mentais.

Apesar disso, nem tudo está perdido. É perfeitamente possível adotar práticas simples capazes de reverter, ou amenizar, a ansiedade. Abaixo veremos algumas delas:

 

Compreenda o que te deixa ansioso

Analise seu dia a dia e tente identificar os motivos que mais te agitam. Faça uma lista deles, detalhando os respectivos porquês. Visualizar as causas é o primeiro passo para superá-las. Você encontra com que trabalhar emoções e reações que servem como gatilhos para a ansiedade.

 

Controle a respiração

Se a ansiedade te pegar e você notar que está agitado, ofegante, respire fundo. Diminua a intensidade da respiração, deixando que o ar oxigene o cérebro. Você verá que, aos poucos, ficará mais calmo.

 

Pratique exercícios físicos

Preguiça, desculpa esfarrapada, sedentarismo… seja lá como queiram chamar. O fato é que deixar de praticar atividades físicas regularmente ajuda a pilhar a ansiedade. Quando nos exercitamos, liberamos endorfina, que estimula a sensação de bem-estar, alivia o estresse, acaba com a tensão do corpo e melhora o humor.

 

Durma bem

Uma noite bem dormida é um santo remédio para nossa saúde de forma geral. Você descansa, relaxa e recarrega as energias para encarar o dia seguinte com disposição. Para tanto, é fundamental manter uma rotina regrada. Além disso, durma em um ambiente escuro, silencioso, sem celular nem internet. E mais: condicione-se a não pensar no que fez durante o dia de trabalho/estudo nem o que te espera.

 

Não faça mais do que pode

Um vício comum é fazer mais do que conseguimos. Queremos resolver tudo de uma vez só, no mesmo dia. É claro que a ansiedade dispara. Outro gatilho de agitação é a dificuldade de dizer “não”. Então, dê um basta nessas posturas. Reflita sobre as limitações que tem e, a partir daí, imponha gradualmente suas condições ao mundo.

 

Ajuda de profissionais

Quando o estresse e a ansiedade tornam-se constantes, prejudicando demais sua rotina, é bom considerar fazer terapia. Um psicólogo ou um psiquiatra pode te ajudar a organizar melhor a vida e, com isso, ficar menos agitado.

 

Monitore sua saúde, indo ao médico e realizando checkups laboratoriais. Se precisar de exames, procure uma das quatro unidades do Biocenter em Piracicaba/SP. Fale com nosso atendimento pelo WhatsApp (19) 99710-5200 para dúvidas e agendamentos. Estamos a sua disposição!

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais