Notícias

Dicas para te ajudar a controlar a ansiedade

2 dezembro 2021

O mundo atual é norteado pela internet e tecnologias cada vez mais incríveis. Vivemos em um emaranhado de informações indo e vindo sem parar. Esse contexto criou um estado de imediatismo constante em muitas pessoas. A saúde, então, sofre com a sobrecarga, abrindo caminho para questões físicas e mentais.

Apesar disso, nem tudo está perdido. É perfeitamente possível adotar práticas simples capazes de reverter, ou amenizar, a ansiedade. Abaixo veremos algumas delas:

 

Compreenda o que te deixa ansioso

Analise seu dia a dia e tente identificar os motivos que mais te agitam. Faça uma lista deles, detalhando os respectivos porquês. Visualizar as causas é o primeiro passo para superá-las. Você encontra com que trabalhar emoções e reações que servem como gatilhos para a ansiedade.

 

Controle a respiração

Se a ansiedade te pegar e você notar que está agitado, ofegante, respire fundo. Diminua a intensidade da respiração, deixando que o ar oxigene o cérebro. Você verá que, aos poucos, ficará mais calmo.

 

Pratique exercícios físicos

Preguiça, desculpa esfarrapada, sedentarismo… seja lá como queiram chamar. O fato é que deixar de praticar atividades físicas regularmente ajuda a pilhar a ansiedade. Quando nos exercitamos, liberamos endorfina, que estimula a sensação de bem-estar, alivia o estresse, acaba com a tensão do corpo e melhora o humor.

 

Durma bem

Uma noite bem dormida é um santo remédio para nossa saúde de forma geral. Você descansa, relaxa e recarrega as energias para encarar o dia seguinte com disposição. Para tanto, é fundamental manter uma rotina regrada. Além disso, durma em um ambiente escuro, silencioso, sem celular nem internet. E mais: condicione-se a não pensar no que fez durante o dia de trabalho/estudo nem o que te espera.

 

Não faça mais do que pode

Um vício comum é fazer mais do que conseguimos. Queremos resolver tudo de uma vez só, no mesmo dia. É claro que a ansiedade dispara. Outro gatilho de agitação é a dificuldade de dizer “não”. Então, dê um basta nessas posturas. Reflita sobre as limitações que tem e, a partir daí, imponha gradualmente suas condições ao mundo.

 

Ajuda de profissionais

Quando o estresse e a ansiedade tornam-se constantes, prejudicando demais sua rotina, é bom considerar fazer terapia. Um psicólogo ou um psiquiatra pode te ajudar a organizar melhor a vida e, com isso, ficar menos agitado.

 

Monitore sua saúde, indo ao médico e realizando checkups laboratoriais. Se precisar de exames, procure uma das quatro unidades do Biocenter em Piracicaba/SP. Fale com nosso atendimento pelo WhatsApp (19) 99710-5200 para dúvidas e agendamentos. Estamos a sua disposição!

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais