Três são as fases que compõem um exame laboratorial. São elas: pré-analítica, analítica e pós-analítica. Ainda que cada qual tenha um papel importante, é na primeira etapa que a atenção deve ser dobrada para que todas as outras aconteçam com sucesso.
Fase pré-analítica
Tudo começa pelo médico solicitando determinado exame. Em seguida, vem a preparação do paciente, quando são passadas orientações como necessidade de jejum, o que evitar e medicamentos que interferem no resultado. A eficácia das análises depende do grau de comprometimento do paciente em levar à risca as instruções.
O laboratório, então, cadastra o paciente e depois faz a coleta das amostradas. Para esta, é necessário seguir protocolos de modo que haja segurança ao paciente, ao profissional e ao material coletado.
Por fim, e não menos importante, o transporte das amostras também exige cuidados e equipamentos adequados.
Fase analítica
Este estágio do processo é o grande momento, quando são analisados os materiais biológicos. Além da expertise dos profissionais envolvidos, os laboratórios devem contar com uma robusta estrutura tecnológica.
Fase pós-analítica
Aqui os dados liberados pelo laboratório transformam-se no laudo, que detalha informações como o estado do paciente, as amostras coletadas e a maneira como a análise ocorreu.
Por fim, o laudo é enviado ao médico, que fará a avaliação e decidirá o que precisará ser feito, qual o melhor tratamento.
Se precisar realizar algum exame ou teste, procure uma das quatro unidades do Biocenter Laboratório em Piracicaba/SP. Entre em contato pelo WhatsApp (19) 99710-5200, para dúvidas e agendamentos.