Notícias

Como se dá o processo de um exame?

9 dezembro 2021

Três são as fases que compõem um exame laboratorial. São elas: pré-analítica, analítica e pós-analítica. Ainda que cada qual tenha um papel importante, é na primeira etapa que a atenção deve ser dobrada para que todas as outras aconteçam com sucesso.

 

 

Fase pré-analítica

Tudo começa pelo médico solicitando determinado exame. Em seguida, vem a preparação do paciente, quando são passadas orientações como necessidade de jejum, o que evitar e medicamentos que interferem no resultado. A eficácia das análises depende do grau de comprometimento do paciente em levar à risca as instruções.

O laboratório, então, cadastra o paciente e depois faz a coleta das amostradas. Para esta, é necessário seguir protocolos de modo que haja segurança ao paciente, ao profissional e ao material coletado.

Por fim, e não menos importante, o transporte das amostras também exige cuidados e equipamentos adequados.

 

Fase analítica

Este estágio do processo é o grande momento, quando são analisados os materiais biológicos. Além da expertise dos profissionais envolvidos, os laboratórios devem contar com uma robusta estrutura tecnológica.

 

Fase pós-analítica

Aqui os dados liberados pelo laboratório transformam-se no laudo, que detalha informações como o estado do paciente, as amostras coletadas e a maneira como a análise ocorreu.

Por fim, o laudo é enviado ao médico, que fará a avaliação e decidirá o que precisará ser feito, qual o melhor tratamento.

 

Se precisar realizar algum exame ou teste, procure uma das quatro unidades do Biocenter Laboratório em Piracicaba/SP. Entre em contato pelo WhatsApp (19) 99710-5200, para dúvidas e agendamentos.

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais