Notícias

Como se dá o processo de um exame?

9 dezembro 2021

Três são as fases que compõem um exame laboratorial. São elas: pré-analítica, analítica e pós-analítica. Ainda que cada qual tenha um papel importante, é na primeira etapa que a atenção deve ser dobrada para que todas as outras aconteçam com sucesso.

 

 

Fase pré-analítica

Tudo começa pelo médico solicitando determinado exame. Em seguida, vem a preparação do paciente, quando são passadas orientações como necessidade de jejum, o que evitar e medicamentos que interferem no resultado. A eficácia das análises depende do grau de comprometimento do paciente em levar à risca as instruções.

O laboratório, então, cadastra o paciente e depois faz a coleta das amostradas. Para esta, é necessário seguir protocolos de modo que haja segurança ao paciente, ao profissional e ao material coletado.

Por fim, e não menos importante, o transporte das amostras também exige cuidados e equipamentos adequados.

 

Fase analítica

Este estágio do processo é o grande momento, quando são analisados os materiais biológicos. Além da expertise dos profissionais envolvidos, os laboratórios devem contar com uma robusta estrutura tecnológica.

 

Fase pós-analítica

Aqui os dados liberados pelo laboratório transformam-se no laudo, que detalha informações como o estado do paciente, as amostras coletadas e a maneira como a análise ocorreu.

Por fim, o laudo é enviado ao médico, que fará a avaliação e decidirá o que precisará ser feito, qual o melhor tratamento.

 

Se precisar realizar algum exame ou teste, procure uma das quatro unidades do Biocenter Laboratório em Piracicaba/SP. Entre em contato pelo WhatsApp (19) 99710-5200, para dúvidas e agendamentos.

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais