Notícias

Você sabe a real importância do exame de urina?

16 dezembro 2021

O exame de urina é mais importante do que possa sugerir. Diz mais do que a ocorrência de infecção urinária. Suas informações ilustram muito sobre nosso comportamento – hábitos alimentares, sedentarismo, descompensações, etc. Não por acaso é uma das análises mais antigas, tida como o marco da medicina laboratorial.

Esse exame pode ser solicitado pelo médico para variados fins. O mais conhecido é o da avaliação de rotina, que dá aquela geral sobre nosso estado – levanta doenças e o perfil geral da saúde. Também serve para investigar sintomas como sangue na urina, dor ao urinar, dor abdominal e febre.

Quando uma doença já está em tratamento, o exame de urina é importante para o acompanhamento. Esse é o caso de males como as doenças renais relacionadas ao diabetes ou à pressão arterial, insuficiência renal, entre outros.

A coleta é feita de maneira simples e indolor – tanto em um laboratório quanto na casa do paciente. É preciso seguir as orientações que são passadas para que a amostra nem os resultados não sejam comprometidos. A urina é armazenada em um frasco específico e descartável, chamado coletor. A entrega do material no laboratório deve ocorrer em até 2 horas após a coleta.

A análise considera uma lista extensa de aspectos – aparência física ou macroscópica (coloração, odor, turbidez), elementos bioquímicos (pH, densidade, glicose, sangue, etc.), e microscópicos (presença de cristais, parasitas, bactérias ou leveduras, além de checagem de leucócitos, hemácias, etc.).

Como dito, o exame de urina é simples e de grande importância. Procure uma das quatro unidades do Biocenter Laboratório, em Piracicaba/SP, para realizar o seu exame. Entre em contato pelo WhatsApp (19) 99710-5200, para dúvidas e agendamentos.

 

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais