Notícias

Você sabe a real importância do exame de urina?

16 dezembro 2021

O exame de urina é mais importante do que possa sugerir. Diz mais do que a ocorrência de infecção urinária. Suas informações ilustram muito sobre nosso comportamento – hábitos alimentares, sedentarismo, descompensações, etc. Não por acaso é uma das análises mais antigas, tida como o marco da medicina laboratorial.

Esse exame pode ser solicitado pelo médico para variados fins. O mais conhecido é o da avaliação de rotina, que dá aquela geral sobre nosso estado – levanta doenças e o perfil geral da saúde. Também serve para investigar sintomas como sangue na urina, dor ao urinar, dor abdominal e febre.

Quando uma doença já está em tratamento, o exame de urina é importante para o acompanhamento. Esse é o caso de males como as doenças renais relacionadas ao diabetes ou à pressão arterial, insuficiência renal, entre outros.

A coleta é feita de maneira simples e indolor – tanto em um laboratório quanto na casa do paciente. É preciso seguir as orientações que são passadas para que a amostra nem os resultados não sejam comprometidos. A urina é armazenada em um frasco específico e descartável, chamado coletor. A entrega do material no laboratório deve ocorrer em até 2 horas após a coleta.

A análise considera uma lista extensa de aspectos – aparência física ou macroscópica (coloração, odor, turbidez), elementos bioquímicos (pH, densidade, glicose, sangue, etc.), e microscópicos (presença de cristais, parasitas, bactérias ou leveduras, além de checagem de leucócitos, hemácias, etc.).

Como dito, o exame de urina é simples e de grande importância. Procure uma das quatro unidades do Biocenter Laboratório, em Piracicaba/SP, para realizar o seu exame. Entre em contato pelo WhatsApp (19) 99710-5200, para dúvidas e agendamentos.

 

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais