Notícias

Cuidado com as micoses!

6 janeiro 2022

Os números da vacinação e a consequente redução de casos da Covid-19 têm trazido esperança. Não apenas isso, mas estão fazendo muitas pessoas se sentirem encorajadas a retomar suas rotinas. Isso inclui a diversão, que no verão também significa praias e piscinas cheias.

Acontece que os cuidados ainda precisam ser prioridade – tanto em relação à pandemia quanto a questões conhecidas há tempos. Este último é o caso das micoses. Aglomeração configura a situação ideal para esses males dermatológicos, típicos deste período do ano.

As micoses são infecções provocadas pela quantidade excessiva de fungos. Sua ocorrência tem ligação com uma fragilidade do sistema imunológico, alergias ou quando o consumo de açúcar é demasiado. Podem ser afetados o couro cabeludo, a pele, as unhas e as regiões úmidas do corpo.

Há quatro tipos de micose:

 

Onicomicose (foto): afeta unhas dos pés ou das mãos, causando alterações na cor e na forma, além de deixá-las frágeis, quebradiças.

 

Tinha: manchas vermelhas de aspecto escamoso que causam coceira. Embora mais comuns nos pés (frieira e pé-de-atleta), podem aparecer em qualquer parte do corpo. No couro cabeludo, em crianças, é transmissível.

 

Pitiríase versicolor: manchas pequenas agrupadas ou isoladas que aparecem com mais frequência nos braços, tronco, pescoço e rosto. Adolescentes e jovens, especialmente os de pele oleosa, são casos mais comuns.

 

Candidíase: afeta a região oral, vaginal, peniana, intestinal.

 

Somente um médico dermatologista determina o tratamento mais adequado. As micoses levam tempo para serem enfrentadas, de 30 a 60 dias (as das unhas podem exigir mais de um ano). Por isso, é fundamental que não se interrompa o tratamento.

Para que você não precise passar por isso, o melhor é ficar distante das micoses. Prevenir-se continua sendo a medida mais eficaz. Veja abaixo algumas dicas:

 

– seque-se muito bem após o banho (principalmente dobras da pele);

– não use roupas, toalhas e objetos de outras pessoas;

– use somente seu material de manicure;

– prefira calçados e roupas mais ventilados e leves;

– evite andar descalço em pisos úmidos.

 

Venha fazer seus exames no Biocenter Laboratório. Aqui você conta com a tranquilidade de um atendimento especializado e com equipamentos de ponta. Entre em contato pelo WhatsApp (19) 99710-5200, para dúvidas e agendamento.

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais