Notícias

Cuidado com as micoses!

6 janeiro 2022

Os números da vacinação e a consequente redução de casos da Covid-19 têm trazido esperança. Não apenas isso, mas estão fazendo muitas pessoas se sentirem encorajadas a retomar suas rotinas. Isso inclui a diversão, que no verão também significa praias e piscinas cheias.

Acontece que os cuidados ainda precisam ser prioridade – tanto em relação à pandemia quanto a questões conhecidas há tempos. Este último é o caso das micoses. Aglomeração configura a situação ideal para esses males dermatológicos, típicos deste período do ano.

As micoses são infecções provocadas pela quantidade excessiva de fungos. Sua ocorrência tem ligação com uma fragilidade do sistema imunológico, alergias ou quando o consumo de açúcar é demasiado. Podem ser afetados o couro cabeludo, a pele, as unhas e as regiões úmidas do corpo.

Há quatro tipos de micose:

 

Onicomicose (foto): afeta unhas dos pés ou das mãos, causando alterações na cor e na forma, além de deixá-las frágeis, quebradiças.

 

Tinha: manchas vermelhas de aspecto escamoso que causam coceira. Embora mais comuns nos pés (frieira e pé-de-atleta), podem aparecer em qualquer parte do corpo. No couro cabeludo, em crianças, é transmissível.

 

Pitiríase versicolor: manchas pequenas agrupadas ou isoladas que aparecem com mais frequência nos braços, tronco, pescoço e rosto. Adolescentes e jovens, especialmente os de pele oleosa, são casos mais comuns.

 

Candidíase: afeta a região oral, vaginal, peniana, intestinal.

 

Somente um médico dermatologista determina o tratamento mais adequado. As micoses levam tempo para serem enfrentadas, de 30 a 60 dias (as das unhas podem exigir mais de um ano). Por isso, é fundamental que não se interrompa o tratamento.

Para que você não precise passar por isso, o melhor é ficar distante das micoses. Prevenir-se continua sendo a medida mais eficaz. Veja abaixo algumas dicas:

 

– seque-se muito bem após o banho (principalmente dobras da pele);

– não use roupas, toalhas e objetos de outras pessoas;

– use somente seu material de manicure;

– prefira calçados e roupas mais ventilados e leves;

– evite andar descalço em pisos úmidos.

 

Venha fazer seus exames no Biocenter Laboratório. Aqui você conta com a tranquilidade de um atendimento especializado e com equipamentos de ponta. Entre em contato pelo WhatsApp (19) 99710-5200, para dúvidas e agendamento.

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais