Notícias

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

29 abril 2022

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial.

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão são alguns dos sintomas mais comuns. Recomenda-se aferir a pressão arterial uma vez por ano. Já para pacientes com o diagnóstico de hipertensão, o médico indicará a periodicidade mais adequada.

Essa é uma doença silenciosa e surge de condições como obesidade, alimentação inadequada, sedentarismo, histórico familiar, estresse e envelhecimento. Pensando nisso, listamos a seguir dicas de como se prevenir.

 

Alimentação

Um estilo de vida baseado em alimentos embutidos, processados, refrigerantes e excesso de sal coloca em risco a saúde de qualquer um. No caso da hipertensão, forma o cenário perfeito para sua ocorrência. Portanto, prefira uma dieta com bastante frutas, verduras, legumes, produtos naturais, carnes magras, hidratação com suco e muita água.

 

Álcool e fumo

Ingerir bebidas alcoólicas pode trazer consequências graves à saúde, como o aumento da pressão arterial. No caso dos fumantes, a nicotina é uma vilã perigosíssima. Portanto, o melhor é eliminar o ato de fumar de sua vida e evitar ou parar com o consumo de álcool.

 

Xô sedentarismo!

Incluir alguma atividade física regular em sua rotina é um ótimo investimento a sua saúde. Além de combater o estresse, a depressão e o excesso de peso, você controla a pressão arterial. Caminhada, atividades aeróbicas e musculação são boas alternativas. Lembre-se: sedentarismo abre caminho para a pressão alta.

 

Estresse

As pessoas que padronizaram seu estilo de vida pelo estresse excessivo devem rever sua rotina. Entre os males que isso acarreta está a hipertensão. Então, além de alimentação saudável e da prática de atividades físicas, é preciso dormir bem, ter sempre um tempo para o descanso e o lazer.

 

Estas dicas até podem parecer banais para alguns, mas não são. Valorizar o bem-estar mental e físico é afastar o risco de problemas sérios para sua saúde. Se precisar de acompanhamento por meio de exames, conte com o Biocenter. Estamos aqui para te atender bem.

 

Venha fazer um check-up no Biocenter Laboratório e saber como está sua saúde. Entre em contato pelo WhatsApp (19) 99710-5200, para dúvidas e agendamento.

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais
Cuidado com as micoses!

Cuidado com as micoses!

Os números da vacinação e a consequente redução de casos da Covid-19 têm trazido esperança. Não apenas isso, mas estão fazendo muitas pessoas se sentirem encorajadas a retomar suas rotinas. Isso inclui a diversão, que no verão também significa praias e piscinas...

ler mais