Notícias

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

29 abril 2022

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial.

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão são alguns dos sintomas mais comuns. Recomenda-se aferir a pressão arterial uma vez por ano. Já para pacientes com o diagnóstico de hipertensão, o médico indicará a periodicidade mais adequada.

Essa é uma doença silenciosa e surge de condições como obesidade, alimentação inadequada, sedentarismo, histórico familiar, estresse e envelhecimento. Pensando nisso, listamos a seguir dicas de como se prevenir.

 

Alimentação

Um estilo de vida baseado em alimentos embutidos, processados, refrigerantes e excesso de sal coloca em risco a saúde de qualquer um. No caso da hipertensão, forma o cenário perfeito para sua ocorrência. Portanto, prefira uma dieta com bastante frutas, verduras, legumes, produtos naturais, carnes magras, hidratação com suco e muita água.

 

Álcool e fumo

Ingerir bebidas alcoólicas pode trazer consequências graves à saúde, como o aumento da pressão arterial. No caso dos fumantes, a nicotina é uma vilã perigosíssima. Portanto, o melhor é eliminar o ato de fumar de sua vida e evitar ou parar com o consumo de álcool.

 

Xô sedentarismo!

Incluir alguma atividade física regular em sua rotina é um ótimo investimento a sua saúde. Além de combater o estresse, a depressão e o excesso de peso, você controla a pressão arterial. Caminhada, atividades aeróbicas e musculação são boas alternativas. Lembre-se: sedentarismo abre caminho para a pressão alta.

 

Estresse

As pessoas que padronizaram seu estilo de vida pelo estresse excessivo devem rever sua rotina. Entre os males que isso acarreta está a hipertensão. Então, além de alimentação saudável e da prática de atividades físicas, é preciso dormir bem, ter sempre um tempo para o descanso e o lazer.

 

Estas dicas até podem parecer banais para alguns, mas não são. Valorizar o bem-estar mental e físico é afastar o risco de problemas sérios para sua saúde. Se precisar de acompanhamento por meio de exames, conte com o Biocenter. Estamos aqui para te atender bem.

 

Venha fazer um check-up no Biocenter Laboratório e saber como está sua saúde. Entre em contato pelo WhatsApp (19) 99710-5200, para dúvidas e agendamento.

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais