Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática.
As causas mais comuns estão ligadas a alergias, viroses, sinusites, odores fortes, mudanças no tempo, fumaça, questões de cunho emocional e alguns medicamentos e alimentos. Os sintomas vêm na forma de tosse frequente, cansaço excessivo, dificuldade para respirar, falta de ar durante a prática de exercícios físicos, entre outras.
O tratamento leva em conta medicamentos para alergia, tanto para aliviar os sintomas quanto prevenir sua ocorrência. A higienização dos ambientes tem um papel fundamental, já que a grande desencadeadora de crises asmáticas é a chamada poeira doméstica.
De que se trata essa poeira? Estamos falando do conjunto de uma série de partículas, entre estas fibras de carpetes e estofados, pelos de animais, sujeira trazida da rau, nos calçados. Insetos, como a barata, e ácaros também representam perigo aos asmáticos.
Aqui vão algumas dicas para a prevenção das crises:
– ambientes sempre limpos;
– evite o contato com agentes desencadeadores;
– tome a vacina da gripe;
– pratique atividades físicas com regularidade;
– não fume.
A asma não tem cura, mas pode ter os sintomas controlados com o tratamento adequado. Visite regularmente o médico. É possível, sim, levar uma vida normal mesmo com a doença.
Venha fazer um check-up no Biocenter Laboratório e saber como está sua saúde. Entre em contato pelo WhatsApp (19) 99710-5200, para dúvidas e agendamento.