Palavras-chave: agosto dourado; aleitamento materno; mães; saúde; bebês; leite materno; biocenter
Para conscientizar a população sobre a necessidade da amamentação, foi criado o Agosto Dourado, com base na semana do aleitamento materno, que acontece de 1 a 7 desse mês. A proposta é que todos os dias do período sejam dedicados a incentivar e estimular a amamentação. Além disso, a cor escolhida para campanha é uma significa o “padrão ouro de qualidade” do alimento.
Não há mais dúvidas sobre os benefícios fisiológicos, psicológicos e sócio econômico culturais da prática do aleitamento materno para o dia a dia da mamãe e do bebê. O leite materno é o primeiro alimento da nossa vida logo quando chegamos ao mundo, e é através dele que o corpo se desenvolve e é fortalecido, para que as mais variadas doenças sejam prevenidas.
É um alimento crucial, pelo menos nos primeiros meses de vida, reduzindo assim o índice de mortalidade infantil. Segundo a OMS, as crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebé deve tomar apenas leite materno e não deve dar–se nenhum outro alimento complementar ou bebida.
E quais os benefícios do leite materno?
Diferente dos demais tipos de leites que normalmente são comercializados, o leite materno contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água que uma criança precisa para se desenvolver, além dos anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e as doenças.
Agora que você já sabe da importância do leite materno como alimento nos primeiros meses, compartilhe com um amigo! 😉