Palavras-chave: ácido úrico; exame; biocenter; rins; saúde; bem estar
O ácido úrico é o principal produto do catabolismo de purina no ser humano. A maior parte da formação do ácido úrico ocorre no fígado é eliminado através dos rins, e a quantidade de ácido úrico do organismo é determinada pelo equilíbrio entre a síntese e a eliminação.
A hiperuricemia poder ser classificada em primária (eliminação reduzida) e secundária (excesso de produção). Sua forma primária está relacionada diretamente à Gota, Síndrome de Lesch- Nyhan e a maior atividade da síntese de fosforibosil-pirofosfato.
A forma secundária está associada a diversas condições patológicas como insuficiência renal, doenças mieloproliferativas, doenças hemolíticas, consumo excessivo de álcool, etc. A hipouricemia pode ser causada pelo aumento da excreção de ácido úrico renal originadas por doenças como a Síndrome de Fanconi e Diabetes Mellitus, ou pela diminuição da produção causada pela xantinúria hereditária, terapia medicamentosa com alopurinol e síndrome hipereosinofílica.
O exame de ácido úrico acusa a alta ou baixa concentração dessa substância no nosso corpo. Geralmente é solicitado para checar o excesso ou a falta do ácido úrico no organismo.
Mas como se preparar para o exame?
É necessário um jejum mínimo de três horas antes da coleta de sangue. Também é importante dizer ao seu médico quais medicamentos você toma regularmente, incluindo suplementos alimentares. Em alguns casos, pode ser necessário interromper o uso da medicação.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o Biocenter!
📞 (19) 3433-5277 | (19) 997105200⠀