Palavras-chave: exame; biocenter; cortisol; diagnóstico; glândulas; jejum
O exame de cortisol geralmente é pedido para verificar se existem problemas com as glândulas suprarrenais ou com a hipófise, pois o cortisol é um hormônio produzido e regulado por estas glândulas.
O cortisol é produzido e secretado pelas glândulas suprarrenais, dois órgãos triangulares que ficam em cima dos rins. A produção do hormônio é regulada pela glândula pituitária, um pequeno órgão localizado abaixo do cérebro. Quando o nível de cortisol no sangue cai, o corpo começa a produzir ACTH (hormônio adrenocorticotrófico), que estimula as glândulas suprarrenais adrenais a produzir e liberar cortisol.
O exame de cortisol é feito por meio da coleta simples do sangue do paciente ou pelo exame de urina. Sendo assim, é possível avaliar o nível do hormônio em exames de check-up, bem como em análises específicas solicitadas pelo médico.
⚠️ Atenção: Esse exame requer um jejum mínimo de oito horas para a coleta da manhã e de três horas para a coleta da tarde.
Além disso, em qualquer tipo de exame de cortisol, deve-se informar o médico sobre os remédios que está tomando, especialmente no caso de corticoides, como dexametasona, pois podem provocar alterações nos resultados.
Agende o seu com o Biocenter!
(19) 3433-5277 (19) 99710-5200⠀