Notícias

3 exames para detectar câncer no colo do útero

8 outubro 2020

Palavras-chave: outubro rosa; biocenter; prevenção; câncer no colo do útero; mulheres; exames

Uma das razões da alta incidência de morte entre mulheres com câncer de colo do útero é a ausência do rastreamento precoce. Seja pela falta de informação ou de uma rotina periódica de exames, o fato é que as mulheres demoram para serem diagnosticadas, o que diminui a chance de sucesso no tratamento.

Por isso, no post de hoje listamos 3 exames para detectar essa condição. Confira!

1 – Papanicolau

O Papanicolau é o principal exame preventivo para câncer no colo do útero. Quando feito com a periodicidade indicada, é capaz de reduzir em até 80% a incidência da doença.

É um exame feito durante o exame ginecológico e é um processo rápido, dura apenas alguns minutos. O médico, com auxílio de uma espátula e de uma escovinha, faz a coleta de células do colo uterino e envia a amostra para uma análise laboratorial.

2 – Colposcopia

A colposcopia é um exame que permite ao médico visualizar a vagina e o colo uterino por meio de um aparelho conhecido como colposcópio, uma lente que aumenta de 10 a 40 vezes o tamanho normal.

É realizada no próprio consultório ginecológico. Após inserir o espéculo vaginal, o médico examina a vulva, a vagina e o colo uterino com o auxílio do instrumento.

3 – Histeroscopia

É um procedimento que permite observar a cavidade uterina, o canal cervical e o interior da vagina por meio de uma endoscopia.

Em posição ginecológica, é introduzido na vagina um histeroscópio com uma pequena câmera acoplada, passando pelo colo e chegando à cavidade uterina, e uma inspeção é feita à procura de lesões. Quando necessário, pode ser colhido material do colo do útero para biópsia. O procedimento pode ser realizado em ambiente ambulatorial e sem a necessidade de anestesia.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com nossa equipe!

(19) 3433-5277 (19) 99710-5200⠀

 

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais