Palavras-chave: biocenter; IgA; exame; proteína; imunidade; glicoproteína
A imunoglobulina A ou IgA, é uma proteína encontrada em grandes quantidades nas mucosas, principalmente, na mucosa respiratória e gastrointestinal.
Ela consiste em um anticorpo, uma glicoproteína, que garante a defesa do nosso organismo, sendo uma proteína com participação importante na imunidade de mucosas que envolvem alguns órgãos, como: estômago, intestino e boca.
Mas qual é a função do exame?
De acordo com os resultados obtidos com o exame de imunoglobulina, o médico poderá avaliar problemas decorrentes da baixa imunidade, como alergias, toxoplasmose, vários tipos de hepatites, rubéola e, até mesmo, o HIV, ou seja, diversas infecções virais, bacterianas e parasitárias.
O que significa IgA alta?
O aumento da IgA pode acontecer quando houver alteração nas mucosas. A quantidade de IgA pode estar aumentada em caso de infecções respiratórias ou intestinais e na cirrose hepática, por exemplo, além de também poder haver alteração em caso de infecções na pele ou dos rins.
O que significa IgA baixa?
A diminuição de IgA é, normalmente, genética e não leva ao desenvolvimento de sintomas relacionados com essa alteração, sendo considerada deficiência quando a concentração dessa imunoglobulina é inferior a 5 mg/dL no sangue.
No entanto, a baixa quantidade dessa imunoglobulina circulante no organismo pode favorecer o aparecimento de doenças, já que as mucosas ficam desprotegidas. Dessa forma, além de poder estar diminuída devido a fatores genéticos, a deficiência de IgA também pode se apresentar em caso de:
– Alterações imunológicas;
– Alergias respiratórias;
– Fibrose cística;
– Leucemia;
– Diarreia crônica;
e outros.
Quando acontece uma diminuição da IgA, é comum que o organismo tente compensar através do aumento da produção de IgM e IgG, com o objetivo de combater a doença e manter o organismo protegido.
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato com o Biocenter!