Palavras-chave: Biocenter; medicação; automedicação; exame; resultado; exames laboratoriais
Sabemos que o nosso país é um grande consumidor de medicamentos, e a automedicação se tornou um problema de saúde pública que vem sendo combatido por diversas entidades da saúde.
Sendo assim, surge a dúvida: existe alguma interferência nos exames laboratoriais quando se está fazendo uso de um ou mais medicamentos?
A resposta é SIM.
Quando realizamos um exame laboratorial, temos o intuito de saber como está o estado fisiológico do paciente no momento da coleta. Assim, para que o resultado seja mais preciso, ele deve ser comparado a um valor ou a um intervalo de referência.
Quando o resultado do exame estiver dentro do intervalo de referência, assumimos como “normal”. Quando estiver fora, sugerimos uma anormalidade.
Ficou confuso? Nós explicamos:
O que pode acontecer é que, quando o paciente automedicado vai fazer uma coleta, ele não está em condições comparáveis com as utilizadas para a definição do intervalo de referência.
Outras variações que podem ocorrer na hora do resultado do exame, além da medicação são: dieta, fase do ciclo menstrual, atividade física e stress emocional.
Ficou com alguma dúvida? Consulte a equipe do Biocenter!