Quem sofre com alergias já deve ter recebido a indicação para fazer alguns testes. A maioria deles são cutâneos, expondo a pele ao contato direto com diversas substâncias, geralmente na região das costas, ou testes orais onde há o consumo de pequenas quantidades de alguns alimentos, por exemplo. Tudo isso para avaliar as reações do corpo.
Estes testes, em especial, sempre são realizados por um especialista em alergia, o alergologista. É uma especialidade diferente do dermatologista, por isso nem todo consultório dermatológico oferece esse tipo de teste.
Mas, você sabia que também é possível identificar alguns tipos de alergias pelo exame de sangue?
Quando um alérgico é exposto ao que lhe causa a alergia, é possível identificar no sangue a produção dos anticorpos IgE (imunoglobulina E). A quantidade elevada dessa substância no sangue do paciente é que confirma sua reação alérgica.
Apesar de ser um caminho mais demorado e menos assertivo, o exame de sangue pode ser utilizado em casos comuns, como alergia a ácaros, pólen, pelos de animais, alimentos, medicamentos, etc.
Também acaba funcionando como alternativa quando o alérgico possui outras complicações de saúde, como doenças de pele que inviabilizam o teste cutâneo, problemas cardíacos ou está em algum tratamento de imunoterapia.
Siga as orientações do seu alergologista e comece a tratar sua alergia desde já.