Estudos apontam que mais de 30% da população mundial sofre algum tipo de intolerância alimentar. Entre as reações mais comuns, temos manchas vermelhas na pele, coceira, problemas estomacais, até diarreias e sufocamento (muito comum no consumo de peixes devido ao iodo).
Infelizmente, o teste mais comum para descobrir alguma intolerância ainda é consumir uma pequena quantidade do próprio alimento que lhe fará mal. Geralmente a pessoa fica um tempo sem consumir o alimento, e num teste às cegas assistido por um médico volta a ingerir, para avaliar as reações.
Porém, já existem alguns estudos laboratoriais para identificar essas intolerâncias. A partir de uma amostra de sangue, conseguimos fazer dois tipos de avaliação:
Teste Sanguíneo
Exposição do sangue extraído a vários tipos de alimentos e componentes. Os níveis de imunoglobulina G (IgG) a cada alimento são medidos, identificando quais geram alergias alimentares.
Teste citotóxico
A exposição da amostra sanguínea é a mesma, porém ele avaliará o comportamento dos glóbulos brancos, que podem encolher e mudar do estado sólido para líquido durante a análise laboratorial.
Eles podem ser feitos por pessoas de qualquer idade. Saber previamente quais alimentos você é intolerante traz mais qualidade de vida, evitando situações delicadas, principalmente prejudicando sua saúde com os sintomas.
Procure um nutricionista e conte com o Biocenter para seus testes laboratoriais.