A imunidade é a capacidade do seu organismo reagir contra infecções por microorganismos, ou ainda qualquer composto que possa causar algum mal. É o combate natural das nossas células, nosso sistema de defesa.
Muitas vezes ele precisa de uma ajuda externa. Um medicamento, uma vacina, algo que intensifique essa defesa. Não existe um padrão nos sistemas imunológicos, cada pessoa tem o seu. Ele é altamente influenciado por fatores como genética, meio ambiente, estilo de vida, nutrição, além é claro, da própria combinação desses elementos.
De todos eles, aquele que realmente podemos influenciar é a Nutrição. Genética, meio ambiente, e ultimamente até nosso estilo de vida ficam mais difíceis de serem controlados.
Mas, você sempre poderá escolher quais alimentos consumir. Dê preferências a alimentos com vitamina A (bife de fígado, cenoura, batata-doce e frutas de coloração amarelo-alaranjada, como manga) e vitamina C (laranja, limão, acerola, goiaba, caju, kiwi, morango, melancia).
Lembre-se dos nutrientes e minerais também! O Zinco atua justamente no transporte da vitamina A. Você encontra ele consumindo peixes, ovos, feijão e cereais integrais. Já o selênio tem poder antioxidante no sistema imune. Aqui no Brasil, a castanha-do-pará é a principal fonte.
E claro, beba muita água!
Existem exames que identificam a deficiência de vitaminas no seu organismo. Somente a partir desse diagnóstico, um nutricionista poderá avaliar se é necessário entrar com uma suplementação.
Busque uma avaliação com um nutricionista, e se for o seu caso, conte com o Biocenter para realizar seus exames.