Notícias

Agosto Dourado: mês dedicado ao aleitamento materno.

12 agosto 2021

A amamentação é um momento único entre mãe e filho, sendo essencial para a saúde do bebê, porém que ainda é visto com muitos tabus pela sociedade, inibindo essa prática fundamental à vida.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, em 2017, apenas 38% dos bebês com menos de seis meses tinham o leite materno como alimentação exclusiva, menos da metade da taxa considerada ideal, que é a partir de 80%.

 

É esperado que uma criança mame até os 2 anos de idade. Porém, no mínimo até os 6 meses nenhum outro alimento deve ser introduzido em sua dieta, a não ser sob orientação médica. Essa introdução precoce de uma alimentação complementar pode levar o bebê a recusar o peito, fazendo a produção de leite diminuir gradativamente.

 

No momento inicial da amamentação, a criança primeiramente suga um líquido, mais diluído para a hidratação e só depois de um tempo, o leite mais concentrado, rico em gorduras que sacia a fome. Isso nos indica duas coisas: a primeira é não desistir da mamada no meio do processo, sem interromper para a troca de peito. O segundo ponto é que o bebê busca a amamentação não somente para saciar a fome, mas quando tem sede ou precisa de conforto e segurança.

 

Não coloque limites na amamentação do seu filho. Incentive outras mães a continuarem nesse ato de carinho e cuidado que fará toda a diferença na relação de vocês.

 

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais