Desde muito cedo ouvimos alguém nos pedir para lavar as mãos. Parece até amolação, não é mesmo? Com a pandemia do novo coronavírus, porém, esse mesmo pedido adquiriu status e tom mais críticos. Virou quase que uma questão de vida ou morte.
Mas por que tanta ênfase nesse tipo de higienização? É tão importante assim, ou o pessoal que exagera? Bem, a resposta a estas perguntas é simples: sim, trata-se de uma atitude extremamente necessária! Justamente por ser um hábito simples, para alguns parece banal, ineficiente. Contudo, na verdade, é o oposto. Evita uma série de doenças – inclusive a covid-19.
Nossas mãos estão em contato com as mais diversas superfícies, o dia inteiro. Sem perceber, cumprimentamos alguém, encostamos no corrimão, dividimos a garrafa de refrigerante, abrimos a mesma maçaneta que outras pessoas… E mais: constantemente nos coçamos, esfregamos os olhos, passamos a mão na boca, no nariz, etc.
Se você parar para refletir, perceberá o quão vulneráveis estamos para nos contaminarmos. E não é papo de neurótico. Trata-se de saúde. Resfriado, intoxicação alimentar e hepatite do tipo A são males que também acometem pessoas sem o hábito de lavar as mãos.
Com que frequência se lava as mãos?
Regularmente! Mas, calma, não precisa estar de 5 em 5 minutos diante da pia.
Exemplos de situações que exigem higienização das mãos:
– Antes das refeições
– Antes de manusear alimentos
– Ao usar o banheiro
– Ao espirrar, assuar o nariz e tossir
– Ao ter contato com outras pessoas
– Ao ter contato com animais
– Ao manusear lixo
– Ao manusear produtos químicos de limpeza
– Ao usar transportes públicos
– Ao chegar da rua em casa
Lavar as mãos não é simplesmente dar aquela molhadinha. É preciso usar sabonete e esfregar uma mão na outra (não só as palmas, hein?), entrelaçando os dedos. Em cerca de 20 segundos desse ritual você consegue se proteger dos germes contagiantes (bactérias, vírus, fungos e protozoários).
Caso não tenha como usar água e sabão, o hoje mais que conhecido álcool em gel é uma ótima, e indicada, opção. As variadas opções que encontramos desse produto no mercado facilitam nossa proteção ao longo do dia.
O importante é não se descuidar. Por mais simples que seja, higienizar as mãos não é amolação. Nunca foi. Trata-se de uma importante forma de proteção para sua saúde. Então, não se negligencie.